Regularidade no Trabalho Remoto: como a empresa pode ajudar os colaboradores

Tempo de leitura: 4 minutos

A pandemia do covid-19 trouxe inúmeras incertezas consigo. 

Desde o início de 2020, empresas e colaboradores estão buscando alternativas para se manterem estáveis, por mais desafiadoras que as situações sejam. 

O trabalho remoto foi um dos aspectos mais evidentes do dia a dia empresarial. Lá no começo não foi fácil se adaptar às novidades. 

A maioria dos trabalhadores não estava preparado para mudar o seu local de trabalho tão de repente, e muitas empresas não tinham nem uma estrutura para trabalhar remotamente. 

Assim, questões como internet caindo, filhos interrompendo reuniões e a falta de uma comunicação eficiente se tornaram corriqueiras na rotina de trabalho. 

A boa notícia é que, com o passar dos meses, todos foram encontrando uma maneira de trabalhar em um novo modelo de organização. 

Agora, no entanto, o principal desafio é manter a regularidade com o trabalho remoto! 

Com o passar do tempo, pode ficar um pouco mais difícil continuar mantendo o rendimento no trabalho em casa – ou em qualquer outro lugar. 

Pensando em como te ajudar a manter a sua equipe focada em crescimento e garantindo um bom desempenho de todos, preparamos algumas dicas do que você, gestor, pode fazer para se diferenciar.

Confira os 4 itens que separamos!


Rotina 

Sempre que falamos em trabalho remoto, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é a falta de rotina que o ambiente pode nos proporcionar. 

Por mais que as opiniões sejam divididas a respeito desse assunto, precisamos assumir que a rotina é essencial para manter as tarefas e nós mesmos em ordem. 

Uma rotina bem estabelecida garante uma boa organização e, consequentemente, bons resultados. 

Então, a sua empresa pode criar, por exemplo, uma rotina de trabalho. Ela pode funcionar como uma esteira de produção em que você estabelece horários e tarefas para cada função. 

Essa pode ser uma sugestão para você testar e ver se funciona na realidade da sua empresa. 

Ela serve mais como um norte para o colaborador que, com tantas tarefas diárias, pode se sentir perdido ao decidir a sua lista de prioridades. 

Nesse caso, também é possível trazer especialistas para conversarem com os colaboradores. Eles podem trazer bons insights para que cada um possa implementar à sua maneira. 


Local de trabalho 

O trabalho remoto tem suas vantagens e desvantagens. 

Enquanto alguns precisam de um ambiente centrado e organizado unicamente para trabalho, outros conseguem se concentrar em diferentes locais. 

Seja como for, a sua empresa pode sugerir duas opções para os colaboradores.

A primeira é separar um espaço de casa especialmente para trabalhar. De preferência, que seja um cômodo mais isolado e que não receba interferências externas.

No início da pandemia, muitas empresas começaram a fornecer kits de trabalho remoto, com itens que poderiam trazer mais conforto e produtividade para os seus colaboradores. 

Que tal renovar esses kits agora?

Essa é uma boa ideia para você se manter próximo dos seus colaboradores, mostrando que se interessa pelas suas dificuldades. 

A segunda opção é lembrar os colaboradores que trabalho remoto não significa, necessariamente, trabalhar em casa. 

Como todo o acesso é remoto, é possível trabalhar do local que desejar, e isso inclui espaços como cafeteria ou outros estabelecimentos. 

E, às vezes, tudo o que precisamos é mudar um pouco os ares para resgatar o ânimo de trabalhar.

Pensando nisso, a sua empresa pode elaborar um material digital com dicas de como o colaborador pode tornar o seu local de trabalho mais agradável e propício para a produtividade.


Ambiente híbrido

É claro que o trabalho remoto tem inúmeras vantagens, mas é preciso pensar para além da comodidade. 

Afinal, como é a produtividade dos colaboradores em uma ambiente 100% remoto? 

Um local que possibilite um encontro periódico pode melhorar o desempenho de todos, esclarecer dúvidas e até ampliar a rede de contato de cada um com seus colegas!

Se a sua empresa preza por manter o trabalho remoto, pense em realizar reuniões mensais de maneira presencial. 

A estratégia funciona, inclusive, para alinhar os objetivos e metas com cada um dos colaboradores. 


Pausas 

Para manter a produtividade no trabalho, é imprescindível tirar um tempo para descansar. 

De nada adianta seguir trabalhando sem interrupções se o rendimento do colaborador está sendo baixo. 

Você pode recomendar essas pausas em um horário determinado, para que todos cumpram. Ao voltar, será mais fácil retomar a concentração e o foco para o que precisa ser feito. 

Inclusive, existem algumas técnicas que você pode sugerir para os colaboradores, como o Pomodoro.


Organização 

Acima de tudo, o trabalho remoto exige organização para poder funcionar. 

E não há nada melhor do que um sistema de ERP para organizar todas as etapas da empresa e garantir a otimização de tempo!

O Planejamento de Recursos Empresariais (ERP) permite que, de forma funcional, cada departamento da empresa faça as suas tarefas de maneira integrada aos demais setores. 

Com isso, a comunicação é alavancada e você, gestor, pode analisar indicadores de desempenho no próprio sistema. 

Uma das suas principais vantagens é que o ERP centraliza dados e informações em dashboards, o que ajuda a manter a organização. 

Um ERP especialista e moderno garante que os colaboradores consigam acessar o sistema de onde estiverem, trabalhando normalmente pelo seu software, melhorando a produtividade. 

Se você está buscando realmente mudar o sistema de trabalho e tornar a rotina da sua empresa muito mais simples, saiba que nós podemos te ajudar! 

O ERP Solution é especialista e além de ser ótimo para os colaboradores, é perfeito para te ajudar a tomar as decisões do dia a dia. 

Conheça mais sobre a Solution!

Aproveite e confira esse outro material sobre ERP em nosso blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *