Na época em que a Barsa era o método mais eficaz e prático de pesquisas, que uma fita cassete valia ouro e brincar no fliperama era o programa mais amado dos jovens, o processo de vendas dependia do poder de persuasão do vendedor, afinal de contas, ele era um dos únicos (senão único) ponto de contato entre o produto e o público.
Mas os anos se passaram e com eles chegou a revolução tecnológica, aí o jogo acabou se invertendo e hoje o cliente chega na loja tão bem informado que, muitas vezes, ao vendedor resta apenas a tarefa de efetuar o procedimento da venda.
Mas engana-se quem pensa que isso facilita o trabalho do setor das vendas.
Um bom atendimento continua sendo comprometedor para as vendas da empresa.
Só que o desafio agora é maior: convencer o público a comprar seus produtos mesmo em meio a este mar de informações e opções diferentes que ele encontra na web.
Como fazer isso?
1. Transmita segurança
O primeiro passo é entender que para muito além de informações, o cliente quer sentir-se seguro ao realizar uma compra. Neste sentido, é importante que o seu setor de atendimento transmita credibilidade em todos os processos da venda.
2. Seja ágil
A agilidade é outro ponto importante que deve ser levado em consideração. Sua empresa precisa estar preparada para atender este público mais conectado e totalmente adaptado a um mundo em que as coisas funcionam de forma prática e rápida.
3. Alimente um relacionamento.
De acordo com o CEO do Google Brasil Fábio Coelho, em dois anos e nove meses, o número de usuários de smarthphone Android aumentou 10 vezes, ou seja, já somos 100 milhões de usuários.
Isso significa que sua empresa possui uma oportunidade gigantesca de apostar em novas formas de contato com o seu público, resta a você entender a melhor forma de utilizar isso a favor de seus negócios.
4. Ofereça ao seu cliente uma boa experiência
Por que a maioria das pessoas preferem ir ao cinema a olhar um filme na internet? O conteúdo é o mesmo, certo?
Porque muito mais do que produtos, o público busca experiência e é sua função trabalhar para que seu cliente encontre em todos os pontos de atendimento de sua empresa uma experiência positiva.
5. Faça uma gestão correta do seu relacionamento
Um bom atendimento é a porta de entrada para um relacionamento, no entanto, existe uma barreira que impede os gestores de estabelecerem um relacionamento sólido com seus clientes. Esta barreira chama-se gestão do relacionamento. Sem uma boa gestão de relacionamento, é impossível fidelizar um cliente.
O consumidor atual não costuma deixar passar um erro de atendimento, por isso, sua empresa deve dobrar a atenção na jornada de relacionamento.
Este processo pode ser facilitado com um CRM, por exemplo. Uma ferramenta que otimiza o controle sobre as ações de aproximação da empresa com o cliente, seja através de visitas, contato telefônico ou e-mail.
Esta ferramenta automatiza a sua gestão, gerando um ciclo de relacionamento com o seu público.
A Solution oferece esta ferramenta. Para saber mais é só enviar um e-mail para: solution@gestaosolution.com.br.