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Troquei meu TI, e agora?

Tempo de leitura: 3 minutos

Uma boa companhia é feita de diversos departamentos. A união das áreas e o trabalho em equipe faz a empresa ser o que ela é! Uma das áreas de retaguarda e suporte mais importantes de um negócio é a área de TI (Tecnologia da Informação), que é fundamental para a existência e para o crescimento de qualquer empresa do mercado. Não, a área de TI não se resume apenas a um sistema, mas sim a todo um conjunto de ações, equipamentos, pessoas qualificadas e uma infraestrutura adequada. 

Como qualquer outra área da empresa, a TI também possui uma rotação de pessoas e, por isso, resolvemos escrever esse artigo falando sobre como lidar com  possíveis mudanças nessa equipe. Quando a área de TI passa por mudanças, algumas dificuldades podem ser enfrentadas, e nós estamos aqui para te ajudar a minimizar as consequências. 

Boa leitura! Não se esqueça de compartilhar o artigo com os seus colegas de trabalho, para que ninguém seja pego de surpresa quando alterações no time ocorrerem. 

A importância de um planejamento para a TI 

Para que a área de TI funcione com sucesso, um bom planejamento é o básico a se fazer. Ele permite que a equipe interna entenda qual é o resultado que deverá apresentar e que todas as partes interessadas (internas e externas) estejam inseridas e entendam os impactos e prazos de todas as ações.
Nossa principal recomendação é: não se deve tomar decisões em TI sem um planejamento. Afinal, a sua empresa pode parar caso não haja uma fiscalização e um planejamento de acessos importantes como, por exemplo, ao banco de dados dos seus sistemas, aos sistemas de Home Banking, sites de fornecedores, e-mail corporativo, firewall (proteção virtual da empresa), entre outros.
A estratégia básica para a produção deste planejamento está na comunicação – está em fazer com que todos os envolvidos num projeto estejam engajados e focados nos prazos e objetivos. Pode-se utilizar qualquer metodologia de mercado, mas a comunicação é fundamental para que tudo esteja registrado e aconteça de maneira alinhada para caso ocorram mudanças na equipe de TI da sua empresa. Claro que sem descartar o uso de auditores que gerem a segurança requerida em cada um dos temas de risco.

O relacionamento entre a área de TI e a Solution

Nós da Solution sempre prezamos por um relacionamento profissional e de respeito com todas as equipes – incluindo muita comunicação – onde cada parte entende e cumpre suas responsabilidades. Esse é o ponto principal.
Sendo assim, nós utilizamos e apresentamos aos nossos clientes, sempre na implantação dos nossos sistemas, um catálogo de serviços que define o que devemos entregar a eles e o que não cabe a nós, conforme o contrato preestabelecido.
Esse catálogo aborda pontos como, por exemplo, nosso horário de funcionamento, todos os serviços que iremos prestar e também aqueles que não iremos prestar.
A leitura com atenção deste catálogo facilita muito para ambos os lados, visto que os clientes ficam cientes de todos os nossos deveres e de todos os seus direitos.
Conforme consta no catálogo, vale destacarmos que cabe à Solution levar, aos clientes, sugestões e recomendações de servidores, sistema operacional e o uso do sistema em nuvem, via parceiro homologado.
Ainda conforme o catálogo, a infraestrutura é de responsabilidade de cada cliente, e a nossa equipe auxilia na indicação e na sugestão de soluções, porém, não trabalha na execução destas tarefas.
Além da ciência sobre as responsabilidades de cada um, a comunicação torna-se muito importante já que a falta dela pode impactar negativamente o relacionamento. Vamos a um exemplo: na abertura de cada filial de um mesmo cliente, temos um prazo mínimo para deixar essa unidade de negócios funcionando, ou seja, para fazer rodar o software. Se formos comunicados sobre essa abertura com pouco tempo de antecedência, a qualidade do serviço acaba sendo comprometida. 

As mudanças na área de TI

Nós recomendamos que a direção do cliente comunique a Solution de maneira formal, quando houver qualquer mudança na equipe, visto que precisamos retirar acesso aos serviços, alterar o responsável que irá receber nossos comunicados e alinhar os procedimentos de atendimento a esse novo profissional ou equipe. Conforme destacado anteriormente, o planejamento volta a ser fundamental na hora das mudanças, visto que os acessos precisam ser modificados quando acontecem alterações na equipe de Tecnologia da Informação. 

 

Ficou com alguma dúvida sobre esse processo? Estamos sempre prontos para te atender e ajudar naquilo que precisar. Clique aqui e fale conosco agora mesmo. 

 

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