Sobre a Aliare

Veja como o avanço da tecnologia fiscal pode te poupar tempo!

Tempo de leitura: 5 minutos

Os processos fiscais de uma empresa costumam parecer muito mais burocráticos que o usual, não é? 

Geralmente, logo que uma empresa tem os trabalhos iniciados, quem assume o papel de resolver as questões fiscais é o gestor. 

Com uma equipe reduzida, por vezes, no começo se torna mais prático que o gestor tome a tarefa para si. 

Mas, quanto mais a empresa cresce, maiores se tornam os “problemas” a serem resolvidos em relação à parte fiscal do negócio. 

Uma equipe maior, mais produtos ou serviços no mercado, mais fornecedores envolvidos, todo o processo de logística e mais uma extensa lista de questões podem prolongar a solução das questões fiscais. 

Pensando no avanço tecnológico e em uma forma de auxiliar no desenvolvimento fiscal das empresas, surgiu o que chama-se hoje de tecnologia fiscal.

Ela envolve todo e qualquer tipo de programa, software, plataforma, aplicativo ou ferramenta digital que dê o suporte necessário para a digitalização de processos tributários de uma empresa. 

Com esses recursos tecnológicos se torna muito mais fácil desenvolver o setor fiscal da organização. 

Então, neste artigo nós separamos tudo o que você precisa saber sobre a tecnologia fiscal, além de esclarecer como ela pode poupar o seu tempo, otimizando processos na empresa. 

Ficou interessado? Continue lendo para ficar por dentro do assunto! 

Neste post blog você encontra: 

  • Entenda o que é a tecnologia fiscal 
  • Confira 5 benefícios da tecnologia fiscal para uma empresa 
  • A Solution pode facilitar o processo fiscal na sua empresa

Entenda o que é a tecnologia fiscal

Como esclarecemos acima, essa é uma tecnologia que pode estar em diferentes formatos: 

  • Programa
  • Software
  • Plataforma
  • Aplicativo
  • Ferramenta digital

Por enquanto, esses são os formatos mais conhecidos, mas é muito claro que daqui há alguns anos haverão muitos outros recursos. 

Dentro desses existentes, existem opções que você escolher de acordo com o que mais se encaixa com a rotina da sua empresa. 

Também, é claro, há variações em seus custos de investimento, mas há possibilidades para todos os perfis empresariais. 

A automação robótica de processos (RPA), por exemplo, foi projetado com o intuito de automatizar questões como validação de dados. Ele também consegue gerar relatórios e controlar a entrada de dados. 

De forma similar também acontece com a automação inteligente de processos (SPA), no qual se permite um fluxo de trabalho ainda mais inteligente que o RPA, como se um fosse uma atualização do outro. 

E, na verdade, é sobre isso que se trata a tecnologia. Cada novidade que surge é como uma atualização com mais funções em relação à sua “versão” anterior! 

E por falar nisso, muitas das tecnologias utilizam de inteligência artificial. O termo já é bastante conhecido no mundo todo e aqui no Brasil. 

Inclusive, em nosso blog nós já falamos algumas vezes sobre o assunto. Separamos uma trilha de conteúdos para você aprofundar os conhecimentos: 

Em resumo, a inteligência artificial é aquela reproduzida por máquinas, mas que simula a inteligência humana. 

E a tendência é que cada vez mais ela esteja presente neste tipo de tecnologia fiscal, melhorando as atividades fiscais da empresa. 

Outra questão que pode auxiliar a empresa com os departamentos fiscais é a computação em nuvem. 

Trata-se de nada mais que aplicativos web que ao invés de serem instalados no computador, podem ser acessados pela internet. 

Então, em resumo, a tecnologia fiscal é uma terminologia ampla, que abriga diversas possibilidades. 

Tudo deverá variar conforme as necessidades da sua empresa e com a rotina de trabalho já estabelecida!

E ela é implementada para garantir uma forma de solucionar as questões fiscais com mais agilidade, poupando tempo e otimizando processos na empresa. 

Agora que você já sabe do que se trata, vamos conhecer alguns dos seus benefícios!

Confira 5 benefícios da tecnologia fiscal para uma empresa

Para mostrar que a tecnologia fiscal pode ser muito útil em uma empresa, separamos alguns dos seus principais benefícios:

1. É uma tecnologia que permite reduzir riscos de falhas humanas, porque é feita dentro da máquina a partir de alguns comandos; 

2. Garante que os pagamentos, sejam de colaboradores ou de fornecedores, serão feitos dentro do prazo, pois a máquina está programada para assim fazer;

3. Gera uma otimização no tempo e em alguns processos, já que grande parte do trabalho é feito pela tecnologia; 

4. Proporciona um aumento na produtividade da equipe que tem a possibilidade de focar mais em outras questões importantes e que exijam mais tempo; 

5. Garante a manutenção do compliance da empresa, pois trata das questões fiscais com assertividade.

Se convenceu de que essa pode ser uma boa opção para implementar na sua empresa? 

Então chegou a hora de conferir quem pode te ajudar a tornar isso uma realidade!

A Solution pode facilitar o processo fiscal na sua empresa

O ERP Solution é um sistema de gestão empresarial que auxilia realizando a automação de processos internos, integrando tarefas e também reunindo informações importantes em um só lugar! 

Essa é uma tecnologia que surge para ajudar o gestor a ter uma visão ampla e precisa de todo o sistema da empresa, permitindo que o mesmo tenha insights e consiga tomar decisões mais assertivas. 

Implementando o ERP Solution a sua empresa sai na frente dos concorrentes, tendo em mãos dados transparentes e confiáveis. 

E, o melhor, sem precisar de papéis e arquivos físicos!

Com o ERP Solution você terá um conjunto de soluções com foco em atender as necessidades gerenciais tanto contábil quanto fiscal. 

Para isso, utiliza-se ferramentas que reúnem os dados de Consolidação de Empresas, Contabilidade, Contrato de Tributação, Controle Patrimonial, além de Folha de Pagamento eSocial, Escrita Fiscal, SPED e TEF, para criar materiais e relatórios com informações que contribuam para a tomada de decisões!

Confira um pouco sobre cada um dos módulos e ferramentas que você encontra no conjunto de soluções contábil e fiscal da Solution.

Consolidação de Empresas:

Possibilita que um plano de contas seja definido para o grupo de empresas, além de permitir que os relatórios econômico e financeiro sejam agrupados. 

Na prática, proporciona uma visão ampla, mas detalhada, de todas as empresas e filiais do grupo. 

Nesse módulo também é possível centralizar processos, como a análise e gestão de crédito de clientes.

Contabilidade:

Além da contabilidade fiscal, é possível ter a contabilidade vista com mapas gerenciais totalmente integrada aos demais módulos do ERP Solution. 

Ou seja, gestão de grupos empresariais, múltiplas filiais e controle de custos vão transformar a sua tomada de decisão!

Contrato de Tributação:

O ERP Solution realiza a manutenção das tabelas de tributação, com objetivo de evitar pagamento de impostos incorretos e autuações por erros ou falta de atualização das regras tributárias no sistema.

Controle Patrimonial:

Também chamado de Ativo Imobilizado, ele permite o gerenciamento do patrimônio da empresa.

Isso é possível por meio do cadastro dos bens e dos parâmetros de depreciação e imobilização, controle dos seguros, CIAP, sendo integrado à contabilidade de custos.

Folha de Pagamento eSocial:

Este módulo abrange todas as rotinas do departamento pessoal, como cálculo da folha e movimentos fixos e variáveis. 

Ele também disponibiliza avaliação de desempenho, anexos, controle de contrato de experiência, entre outros. 

Além disso, ele é homologado para o eSocial.

Escrita Fiscal:

Para atender a legislação em todos os seus níveis, este módulo gera SPED fiscal e arquivos municipais e estaduais, como guias de ICMS e ISSQN. 

Assim, com tecnologia, metodologia própria e constante atualização, o sistema está preparado para adequações exigidas pelo fisco!

SPED:

O ERP Solution atende todas as demandas do fisco como NFe, NFSe, NFCe, Sped Contábil, Sped Fiscal, Sped Pis/Cofins. E ele é atualizado constantemente.

TEF:

A Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) é utilizada para vendas com cartões de débito e crédito. 

De maneira resumida, essa aplicação realiza a comunicação entre o estabelecimento comercial e as administradoras de cartão.

Sim! Todos esses módulos fazem parte do ERP Solution e você pode ter ele na sua empresa, auxiliando em toda a gestão e tomada de decisão! 

O que acha de entrar em contato com a nossa equipe para saber mais? Clique aqui e venha conversar conosco.

A Solution faz parte da Aliare, a mais completa companhia brasileira de software especializada em agronegócio.

Somos a maior empresa do Brasil em sistemas de gestão de empresas de maquinário agrícola.

Buscamos todos os dias soluções para facilitar a rotina de nossos clientes através da tecnologia.

Copyright © 2024. Solution: Todos os direitos reservados