Você já parou para pensar que o departamento de vendas é uma espécie de termômetro do sucesso de uma empresa? Se as vendas vão bem, logo entende-se que a empresa está indo de vento em popa. No entanto, para que se obtenha lucro, é necessário efetuar o processo de precificação da forma correta, isso pode determinar o sucesso ou insucesso de uma empresa.
Ou seja, de nada adianta uma empresa vender um grande volume de produtos e não obter uma boa margem de lucro, ao mesmo tempo em que de nada adianta operar com uma boa margem se isso dificulta as vendas. Não basta vender, é preciso ter estratégia.
Vender é uma arte e ao mesmo tempo uma ciência e estar atento a todos os processos desta área é fundamental para garantir os lucros.
A pressão pela concorrência, o desafio de chamar a atenção do consumidor para o melhor preço e a grande variedade de preços que um produto pode receber podem dificultar uma prática inteligente de precificação.
Neste processo fatores como custos fixos, custos variáveis, mercadoria e tipo de cliente, devem ser analisados para que se possa chegar a uma precificação justa.
Além disso, a percepção do cliente com relação ao valor do produto nem sempre está de acordo com o preço dado a ele. Neste sentido, um cuidadoso planejamento é necessário a fim de que se chegue a um resultado que garanta a vendabilidade do produto e o lucro sobre ele.
Este raciocínio estratégico deve estar centrado no posicionamento da marca, definição do público, análise da viabilidade de custo e outros pontos que a empresa considere importantes no processo.
No entanto, devido a sua importância, a precificação trata-se de um processo complexo e trabalhoso que necessita do envolvimento de diversos setores da empresa. A Solution possui um módulo em seu ERP que facilita o processo de precificação, garantindo mais interação entre os departamentos e tornando esta atividade mais assertiva.
Além disso, leva em conta os encargos tributários de cada Estado, calculando o preço final de forma automática. O sistema leva em conta também a segmentação de clientes. Ou seja, é possível definir cliente A, B e C com diferentes descontos ou margens e o sistema calcula automaticamente o preço.
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